|
Notícias
Aqui você pode acompanhar as principais notícias
sobre a CATEF. Fique atento!
|
|
Catef
Empreendimentos prepara lançamento do primeiro shopping

|
Com
inauguração prevista para os próximos meses, empresa inicia
comercialização das 40 lojas; trabalho começa com a locação
das âncoras |
A Catef Empreendimentos, umas das empresas do Grupo Catef, prepara
o lançamento de seu primeiro negócio. Trata-se do Céu Azul Mall,
um shopping de 3,4 mil metros quadrados que fica na Zona Norte
de Belo Horizonte. Com inauguração prevista para os próximos
meses, a empresa iniciou em fevereiro a comercialização do espaço.
O shopping oferecerá um mix de 40 lojas - todas com opção de
mezanino-, praça de alimentação com 96 lugares e cinco quiosques.
O projeto inicial prevê duas etapas de expansão, em áreas próximas
já adquiridas pela Catef. O Céu Azul Mall investiu em um novo
conceito de shopping de bairro. O espaço conta com estacionamento
coberto, com capacidade para 500 vagas por dia, elevador semipanorâmico,
sistema de ar condicionado central e monitoramento da segurança
através de câmeras. Outro fato que contribuiu para esta diferenciação
foi a escolha da localização. O shopping está em uma das ruas
mais movimentadas do bairro e que concentra um grande fluxo
de pessoas da região. "O objetivo é atender não só aos moradores
da região, mas também quem trabalha e passa por lá", explicou
o diretor do Grupo Catef, Ivo Netto. Para isso, além do
mix diversificado, o shopping conta com sete lojas na praça
de alimentação e prepara ações de integração com a comunidade
através do marketing de integração e do merchandising. O Céu
Azul Mall planeja um calendário de atividades voltadas para
atender a comunidade local, apostando na tendência
da construção dos centros de compra nos bairros, mais próximos
aos consumidores, pois o mercado
para grandes shoppings já está saturado, enquanto que muitos
bairros periféricos ainda têm alguma carência neste segmento.
Isso porque, os centros comerciais menores
reúnem as mesmas vantagens dos shoppings tradicionais, como
conforto, lazer e segurança. Comercialização começa pelas lojas
âncoras. De acordo com o diretor da Zags, Ricardo Bastos, as
propostas estão sendo avaliadas em função do mix de lojas pretendido
e vários lojistas em potencial estão sendo captados, inclusive
as lojas âncoras. A previsão é que nos próximos dois meses 50%
do shopping já esteja locado. "Com a determinação das lojas
âncoras, fica mais rápido o processo de consolidação do shopping",
explicou Bastos. Ele informa ainda que, também nesta fase, uma
equipe percorre o comércio próximo à área de atuação do shopping,
que compreende 12 bairros, para analisar os possíveis lojistas
da área primária. Um dos instrumentos para atrair os investidores
e contribuir para a consolidação do empreendimento é o potencial
de consumo que os moradores da região apresentam. Uma pesquisa
realizada pela Juércio e Associados, a pedido da Catef, apontou
que a região tem uma população superior a 250 mil habitantes,
sendo que a maioria dos entrevistados tem renda familiar superior
a cinco salários-mínimos (55%) e nível econômico médio (67%).
Outro dado importante apresentado pela pesquisa de viabilidade
foi a determinação do perfil dos moradores da região. Os possíveis
consumidores do shopping estão na faixa de 29 anos e pertencem
às classes B, C, e D -o que sugere um direcionamento de produtos
e atendimento. Além disso, 90% dos entrevistados demonstraram
interesse e disponibilidade em freqüentar o Céu Azul Mall. Mesmo
os moradores que não possuem o hábito de fazer compras em shopping
estão dispostos a conhecer o novo shopping (87%). O Grupo Catef
começou com telecomunicações, iniciando suas atividades
há 23 anos com a Catef Telecomunicações. Além de telecom, fazem
parte do Grupo a Catef Comércio e Varejo -que atua no segmento
de venda e revelação de material fotográfico através das lojas
Infinity Z4- e a Catef Tecnologia, a mais recente empresa do
Grupo que trabalha com a integração de redes e oferece soluções
para o mercado de tecnologia em telecomunicações e informação.
A Catef Tecnologia pretende ocupar, em 2002, a liderança no
segmento em Minas Gerais. Na primeira fase, a empresa irá focar
sua atuação nas grandes corporações, e, posteriormente, pretende
estender os serviços a empresas de médio e pequeno porte. |
|
|
|